Copasa

COMUNICAÇÃO EM REDE

O PONTO DE PARTIDA
Uma empresa com quase 12 mil empregados distribuídos por quase 700 municípios de Minas Gerais. Do ponto de vista da comunicação, centralizada em Belo Horizonte, um mapa como este, da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa), pode ser traduzido em diferentes demandas e desafios os mais diversos. Afinal, qual a melhor forma de estabelecer uma comunicação a um só tempo alinhada, mas atenta às realidades regionais, levando-se em consideração os mais diferentes públicos com os quais a empresa se relaciona?  

O PULO DO GATO
Utilizar a estrutura disponível no interior do Estado a favor da comunicação foi a receita neste caso. A Copasa já contava com um modelo de Rede de Comunicação constituído. Empregados de diferentes setores e regiões a integravam. O que faltava era tirar o grupo do papel e trazê-lo para a prática. Diagnóstico com a gestão da empresa apontava para essa necessidade: segundo muitos dos gestores entrevistados pela Link, a Rede precisava atuar de verdade.

O primeiro passo foi um encontro presencial dos mais de 80 integrantes em Belo Horizonte. Durante o workshop eles foram alertados sobre a importância do grupo, o que a alta gestão esperava deles e como poderiam contribuir, efetivamente, como “antenas” de comunicação, trazendo para a área as principais demandas regionais e levando de volta aos escritórios regionais as principais diretrizes comunicacionais da empresa. Treinamentos sobre o que é a comunicação; como se portar diante de diferentes públicos e benchmarkings com outras empresas que utilizam a comunicação em rede passaram a fazer parte da dinâmica dos workshops, realizados semestralmente.

Além dos treinamentos, uma jornalista da Link foi destacada como facilitadora da Rede. A essa profissional coube o papel de fazer rondas mensais com cada um dos mais de 80 integrantes e de ser a ponte entre as sugestões dos participantes e a Superintendência de Comunicação Institucional da Copasa.

HORA DE COLHER OS RESULTADOS
A rede de comunicação passou a ter papel ativo na estrutura da Copasa. Sugestões de pauta dos integrantes tornaram-se matérias dos veículos de comunicação interna e de releases para a imprensa. Também deles partiram sugestões de produção de jornais voltados para comunidades de determinada cidade e ações locais de relacionamento com a comunidade. Eles também atuaram diretamente em momentos de crise como a gerada pelo baixo volume de chuvas na região Sudeste do Brasil em 2014. O objetivo inicial, de tornar a Comunicação da companhia menos matricial e mais ligada à realidade e às necessidades de onde operava, foi alcançado com sucesso.

ELES GOSTARAM DO QUE VIRAM
“Os encontros da Rede são uma oportunidade para trocar experiências com diversas pessoas e sobre situações tanto positivas como negativas que envolvem a imagem da empresa nos diversos pontos do Estado. Desta forma, quando ocorrerem situações semelhantes em nossas unidades, temos este benchmarking como ponto de referência para nos orientar em nossas atitudes ou decisões.”

João Batista Ribeiro Teixeira, integrante da Rede de Comunicação da Copasa



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