A Link tem atuado há quase duas décadas na gestão de crises corporativas e soma experiência em mais de 150 empresas de diversos segmentos – do mercado financeiro, ao varejo e construção civil. Tem sólida vivência tanto em planos de prevenção quanto na gestão da crise instalada. Tem expertise em todo o processo: desde a criação de comitês de crise e treinamentos preventivos para equipes até o alinhamento de abordagens adequadas para temas sensíveis e a identificação das melhores estratégias de comunicação para minimizar os impactos.
Se por um lado, as redes sociais encurtam o caminho entre as empresas e seus públicos, por outro, ampliam o nível de exposição das marcas, em especial, em contextos desfavoráveis. Cuidar da imagem das empresas no ambiente web exige, acima de tudo, aliar visão estratégica à habilidade de antever possíveis desdobramentos das ações adotadas. O trabalho que a Link oferece também envolve a gestão de conteúdos que garantam a identificação do público-alvo, ancorados na escolha acertada das ferramentas.
Nossa área de Estratégia e Planejamento possui uma equipe de profissionais sêniores, habituados a traçar as estratégias de comunicação de empresas dos mais diferentes portes e segmentos e com vivência acadêmica necessária para a efetividade de nossos processos e análises.
Esse trabalho fundamentalmente procura responder à pergunta: que ações de relacionamento e de comunicação serão necessárias para ajudar a empresa a evidenciar determinado produto ou serviço ou a fortalecer seus pontos fortes? Com que abordagem, para quais públicos e com que timing?
Como a comunicação contribuirá para ajudar o cliente a construir uma imagem e uma reputação consistentes com a realidade e condizentes com seus valores e princípios?
Independentemente do público-alvo com o qual uma marca precisa dialogar, a mídia – no ambiente on line ou off line - ainda é a plataforma mais abrangente, abarcando o maior número de grupos sociais. Mesmo que as redes sociais venham conquistando importância crescente na construção de uma marca, a imprensa se destaca pela confiabilidade e permanece como tema prioritário para qualquer corporação que busque não apenas manter sua reputação, como ampliar permanentemente a percepção de seu público-alvo em relação a seus diferenciais.
Para que esta relação seja profissional, é preciso compreender profundamente a natureza do trabalho do jornalista, sua dinâmica e regras. Assim como é fundamental compreender as diretrizes do cliente para que as abordagens corretas sejam endereçadas aos jornalistas e veículos adequados.
Desde 1998, a área de Relacionamento com a Mídia da Link tem se aperfeiçoado no entendimento desta relação entre as corporações e a mídia. Além do relacionamento diário com os profissionais da imprensa, buscamos nos atualizar permanentemente por meio do projeto “Link com Redação” que convida jornalistas do Brasil a nos visitar para discutir tendências e comportamentos.
Desenvolvemos um time especializado no apoio às áreas de comunicação das empresas que, muitas vezes, não conseguem executar as ações que gostariam por conta das equipes enxutas e do limite de budget. Criamos pacotes de produtos e estratégias de acordo com a demanda de cada cliente, sempre atrelados à segurança de uma consultoria permanente. Nosso núcleo também atende empresas que não possuem áreas de comunicação próprias, mas que necessitam, como qualquer outra, de manter programas estruturados de comunicação e de relacionamento com seus públicos-alvo.
O marketing de conteúdo ou branded journalism tem ganhado uma importância cada vez maior na comunicação das empresas. Ele promove o encontro entre o jornalismo – e sua habilidade de fornecer informações confiáveis sobre produtos e serviços e atrativas para o interlocutor – e o marketing – em sua busca pelo engajamento do consumidor e pelo resultados em vendas. Tema relativamente novo no Brasil, trata-se do conteúdo encomendado por um anunciante nos moldes do jornalismo em um determinado veículo de comunicação.
Ser responsável pela gestão do relacionamento com comunidades de mais de 200 empresas no Brasil, dos mais diferentes segmentos do mercado, garantiu à equipe Link assertividade nas ações e consequente sucesso nos resultados. Por resultados, entendemos que é quando a comunicação consegue ampliar a compreensão das comunidades a respeito da empresa, ainda que em momentos desfavoráveis.
Fazemos isto bem porque gostamos de dialogar, de ouvir as pessoas e as empresas para entender seus receios, suas expectativas, seus valores e objetivos. Só assim é possível construir pontos de conexão efetivos e de longo prazo.
Acreditamos que qualquer produto de comunicação tem que estar ancorado pela estratégia do negócio: por que uma revista? Por que um jornal mural? O que isto vai trazer para a empresa/área? Nossas publicações – do jornal interno a um livro institucional - partem sempre da intencionalidade. A partir desta compreensão, acreditamos que o segundo passo é entender as expectativas de nosso interlocutor para que possamos transmitir mensagens que causem identificação. Só assim teremos aderência em nossos produtos/veículos. É o que chamamos de “Princípio da Atratividade” na comunicação.
Por isto, as publicações recebem de nossa área um “tratamento intensivo”, que envolve processos criados especialmente pela Link , como a “Matriz de Conexões” que direciona os conteúdos a partir das expectativas de cada público.
A comunicação interna exige o mesmo olhar estratégico das áreas que dialogam com públicos externos. Mais do que informar sobre benefícios e novidades da empresa, ela é uma plataforma com grande poder de engajamento porque envolve as pessoas na busca de algo comum: uma meta, uma melhoria, uma expansão, um reposicionamento, a necessidade de mudança...
Vibramos quando percebemos que os colaboradores vão se tornando mais motivados, mais conscientes de seu papel no fortalecimento do negócio, com maior clareza sobre onde se quer chegar e como.
A Link já promoveu treinamentos, palestras e workshops para mais de 4 mil pessoas no Brasil, desde a ponta – por exemplo, profissionais que lidam diretamente com os clientes e precisam ser nivelados sobre procedimentos durante uma crise– até o C-Level, incluindo presidentes e vice-presidentes de grandes organizações que buscam aprimorar sua comunicação oral, cientes do poder da comunicação para fortalecer suas metas.
Nossos treinamentos são elaborados sob medida, de acordo com o contexto e os objetivos da empresa.
Nas avaliações realizadas pelos próprios clientes após os treinamentos, a Link recebe dos participantes uma média de 80% no quesito “foi acima das expectativas” e de 90% para “alto nível de aplicabilidade do conteúdo”. Os treinamentos da Link são descontraídos e realizados pensando, inclusive, em profissionais de outras áreas que não têm muita paciência com o assunto comunicação, justamente para inspirá-los a pensar diferente e perceber que a comunicação pode direcionar melhor seus resultados.
Especificamente para aqueles que representam a empresa na interface com a mídia, a Link desenvolveu o “Índice de Performance do Porta-Voz”, uma ferramenta de fácil visualização que ajuda o porta-voz a ter mais clareza sobre seus pontos de melhoria ao mesmo tempo que contribui para que as empresas enxerguem os desníveis das mensagens transmitidas.
Olá, bem-vindo ao Aviso de Privacidade da Link Comunicação. Nesse documento você encontra informações sobre como dados são tratados no dia a dia de nossa empresa e na prestação de nossos serviços.
Se tiver qualquer dúvida sobre esse Aviso ou quiser mais informações sobre como exercer seus direitos enquanto titular de dados pessoais, favor entrar em contato com nosso Encarregado pelo tratamento de dados pessoais:
Nome: Íris Godinho
E-mai: recepcao@linkcomunicacao.com.br
Telefone: (31) 99787-0630
Caso o visitante não concorde com esta Política, torna-se inviável a prestação de serviço oferecida pela Link Comunicação, diante da necessidade das atividades apontadas. A Link Comunicação não trata nenhum tipo de dado pessoal sem finalidade específica, e qualquer dado pessoal que venha a ter acesso jamais será vendido.
O presente Aviso de Privacidade se destina a todos os usuários dos serviços da Link Comunicação e a terceiros cujos dados pessoais eventualmente sejam tratados por nós. O tratamento de dados de colaboradores é regido por Política de Privacidade Interna, à qual o titular pode ter acesso internamente solicitando no e-mail: recepcao@linkcomunicacao.com.br.
O objetivo desse Aviso de Privacidade é esclarecer como dados pessoais são tratados pela Link e a maneira pela qual os titulares desses dados podem exercer seus direitos. São chamados de titulares de dados pessoais as pessoas cujos dados são utilizados. Além disso, qualquer ação realizada com um dado pessoal é chamada de tratamento, mesmo que ocorra seu mero armazenamento.
Por se tratar de uma agência de comunicação, é imprescindível que a Link trate dados. Dessa maneira, em vistas ao cumprimento das obrigações impostas pela LGPD, e objetivando maior segurança dos dados que trata, faz-se importante a existência do presente Aviso.
Portanto, é evidente que o presente documento se encontra de acordo com as disposições da Lei 13.709/18, a Lei Geral de Proteção de Dados. Ainda, este encontra-se, também, de acordo com boas práticas de mercado e com diretrizes de certificações de segurança da informação.
A tabela a seguir demonstra quais são os dados pessoais utilizados pela Link, assim como a razão pela qual a informação é necessária e a origem dos dados. Nesse sentido, os dados pessoais tratados são essenciais para que a Link possa prestar os seus serviços de maneira adequada, eficiente e cumprindo com as obrigações legais.
Caso o titular dos dados deseje saber mais sobre os prazos de guarda de seus dados ou outras informações, deve enviar e-mail ao Encarregado da Link, e-mail.
Atividade | Finalidade | Dados Coletados | Origem |
---|---|---|---|
Prospecção de clientes | Os dados são usados para fazer contato comercial com as empresas que querem contratar o serviço | E-mail e telefone (voz e WhatsApp) | Por indicações ou diretamente da empresa que fez contato com a Link |
Repasse do endereço de e-mail de colaboradores das empresas clientes para o parceiro de clipping | Os dados são usados para enviar e-mail com resultados do trabalho da Link e do mercado em que o cliente está inserido | E-mail, basicamente | Os dados vêm da empresa tomadora dos serviços da Link |
Relacionamento com clientes | Os dados são usados para ações de relacionamento com clientes | E-mail, telefone e endereço | Os dados são informados por secretárias e outros funcionários dos clientes |
Relacionamento com o cliente e com jornalistas, produção de conteúdo, sugestão de pauta | Os dados são usados para fazer entrevistas, enviar press kits, gifs, releases e sugestões de pauta | Telefones profissionais e pessoais, e-mails, endereços profissionais e pessoais | Próprio titular |
Relacionamento com o cliente para produção de conteúdo | Aprovação de planejamento e de conteúdo | Telefones profissionais e pessoais, e-mails, endereço corporativo e número de registro na empresa | Próprio titular |
Atendimento e Relacionamento com o cliente | Os dados são utilizados para a realização do atendimento com o cliente, apuração e aprovação de pautas, briefing, recebimento de materiais e informações, para trabalharmos as pautas nas redes sociais | Nome, e-mail e telefone (pode ser celular pessoal e/ou corporativo) | Próprio titular |
Contato com fornecedores e prospecção de ferramentas | Dados são utilizados para troca de informações em relação à contratação, ou não, da ferramenta | Nome, e-mail e telefone | Diretamente dos representantes comerciais e/ou sites das ferramentas |
Desenvolvimento e execução de ações de comunicação interna | Traçar planos para melhorar comunicação | Telefones profissionais e pessoais, e-mails, endereços corporativos e número de registro na empresa | Próprio titular |
Desenvolvimento de execução de campanhas e projetos especiais | Traçar planos para melhorar comunicação | Telefones profissionais e pessoais, e-mails, endereços corporativos e número de registro na empresa | Próprio titular |
Desenvolvimento de ações orgânicas com influenciadores digitais | Personalizar produto e realizar entrega | Endereço, telefone, e-mail e nome dos influenciadores digitais e de integrantes da família (dependendo da ação, exemplo Dia das Mães, namorados, crianças) | Perfil do titular |
Relacionamento com a comunidade | Diálogo com a comunidade | Nome completo, data de nascimento, bairro, telefone e documentos | Próprio titular |
Contrato com clientes | Dados são utilizados para confecção do contrato de prestação de serviços entre Link e o novo cliente | Nome endereço e os dados dos sócios/administradores que assinam pela empresa, CPF, identidade e e-mail | Próprio titular |
Contratação de fornecedores | Formalizar contratação de fornecedores | Nome endereço e os dados dos sócios/administradores que assinam pela empresa, CPF, identidade e e-mail | Próprio titular |
Relacionamento com os clientes para produção de conteúdo | Aprovação e produção de conteúdo | Telefones corporativos ou pessoais, e-mail | Próprio titular |
Todos os dados pessoais utilizados pela Link estão diretamente ligados à sua atividade fim, e são utilizadas apenas dentro das determinações da Lei 13.709/2018, e de acordo com a estrita necessidade.
Alguns dados pessoais poderão ser compartilhados com terceiros, sempre visando a melhor prestação de serviço por parte da Link. Esses terceiros são, em geral, prestadores de serviço que trabalham em conjunto com a Link e cujo serviço é indispensável para a realização da atividade.
Sempre que houver a necessidade de compartilhamento dos dados, a Link se compromete a empenhar os melhores esforços para garantir que o prestador de serviço terá o mesmo cuidado com os dados pessoais, utilizando-os apenas para os objetivos originais e adotando medidas para garantir a sua segurança. Ainda, a Link realiza termos aditivos de proteção de dados com os seus parceiros comerciais, de forma a resguardar os dados que tiver de compartilhar.
O compartilhamento de dados pessoais não acontece de maneira uniforme, já que depende da necessidade de cada titular, no que diz respeito aos serviços prestados. Caso deseje mais detalhes acerca do compartilhamento de seus dados pessoais, entre em contato através do e-mail: recepcao@linkcomunicacao.com.br.
A Link assegura, a todos os titulares de dados pessoais, que adota medidas técnicas e organizacionais adequadas para garantir a proteção dos dados tratados. Nesse sentido, os padrões de segurança foram incorporados aos processos e sistemas utilizados pela Link, conforme determinado na Política de Segurança da Informação. Ademais, entre as medidas adotadas, busca-se evitar qualquer tipo de acesso, indisponibilidade, perda ou alteração indevida das informações.
A Link não realiza de forma direta qualquer transferência internacional de dados pessoais. Contudo, tendo em vista que utiliza serviços terceirizados, pode ser que algumas informações sejam armazenadas em outros países. Nesse sentido, os fornecedores de serviços digitais de armazenamento da Link possuem parte de seus servidores localizados fora do Brasil.
Ressaltamos que utilizamos serviços de terceiros que se esforçam para adotar padrões adequados de privacidade e proteção de dados. Ainda, os países nos quais se localizam os servidores de fornecedores da Link possuem legislação de proteção de dados cujo grau de segurança é proporcional ao disposto na LGPD. Por fim, a Link tem sede no Brasil e os dados que coleta são regidos pela legislação brasileira.
Segundo determinações da Lei Geral de Proteção de Dados, os titulares de dados pessoais possuem alguns direitos, que deverão ser garantidos pelos agentes de tratamento. São eles:
Caso deseje exercer qualquer dos direitos listados ou ter mais informações sobre como fazê-lo, o titular deve entrar em contato pelo e-mail: recepcao@linkcomunicacao.com.br.
“Cookies” são identificadores transferidos para o navegador ou dispositivo que informam ao administrador do sistema como e quando as páginas e recursos são acessados, incluindo quantas pessoas o acessaram. A Link Comunicação utiliza em seu site, cookies estatísticos e de funcionalidade. Essas ferramentas têm como objetivo unicamente contabilizar as visualizações, filtrar as solicitações de robôs e permitir o bom funcionamento da página. O usuário do sistema pode optar por desabilitar o uso de cookies através das configurações do navegador, ou instalar um plugin que realize essa funcionalidade, correndo o risco, porém, de que certas partes do sistema não funcionem adequadamente.
O presente Aviso de Privacidade será atualizado sempre que necessário para maior conformidade da Link ou inserção de novas atividades. Esta é a primeira versão do documento, datado de 01/12/2021.